Fique por dentro de Naruto #5

RGANIZAÇÕES
As organizações no mundo de Naruto podem ser tanto propriedades de um vilarejo ou país, como podem ser organizações secretas para ninjas que fugiram ou foram expulsos de seus vilarejos.
Akatsuki
Base das operações: País do Rio [Kawa No Kuni].
Classificação: Organização criminosa.
Membros aparentes:Uchiha Itachi, Hoshigaki Kisame, Orochimaru (Ex-membro), Sasori, Deidara, Zetsu, Tobi, Hidan, Kakuzu.A organização é constituída por nove ninjas perigosos Rank-S (todos foram expulsos ou fugiram de seus vilarejos). Acredita-se que os membros dessa organização andem em duplas. Seu esconderijo secreto se localiza no País do Rio. Eles são ninjas poderosos e especialistas em espionagem.

Konoha Keimu Butai (Corporação da Policia Militar de Konoha)
Base das operações: Pais do Fogo [Hi No Kuni].
Classificação: Organização.
Membros aparentes:Uchiha Fugaku, Uchiha Yashiro, Uchiha Tekka, Uchiha Inabi.Originalmente fundada pelos ancestrais do Clã Uchiha, a Corporação da Policia Militar de Konoha é responsável por manter a paz na cidade. Mas ela não existe mais, devido ao extermínio do clã pelo próprio membro, Uchiha Itachi.

Hospital de Konoha
Base das operações: Pais do Fogo [Hi No Kuni].
Classificação: Organização de saúde.
Membros aparentes:Kaori, Tsunade (Ela acompanha a maioria dos casos, envolvendo os genins da vila).Servindo como ponto de recuperação da vila, o Hospital de Konoha ajuda ninjas ou civis que foram feridos e vivem no vilarejo.

ANBU (Ansatsu Senjutsu Tokushu Butai)
Base das operações: Vila da Folha.
Classificação: Organização.
Membros aparentes: Hatake Kakashi (Ex-Membro), Yamato, Uchiha Itachi (Ex-Membro), entre outros…Equipe especial, eles estão sobre o comando direto do Hokage. Normalmente andam com uma máscara no rosto. A ANBU é especializada em investigar, questionar e torturar. A identidade de seus membros é mantida em segredo, utilizando apenas nomes falsos, como é o caso de Yamato.

ANBU Ne “Root”
Base das operações: Vila da Folha.
Classificação: Organização.
Membros aparentes:Danzou, Sai.Há muito tempo atrás na vila de Konoha, enquanto a ANBU estava sendo controlada diretamente pelo Hokage, havia também um departamento de treinamento ANBU conhecido como Ne (Root, = Raiz), criado e comandado por Danzou. Como Danzou participava de muitas guerras e era totalmente oposto ao Sandaime, a ANBU Ne foi desfeita. {spoiler}Muitos membros ainda permanecem fiéis à Danzou, como Sai, substituto de Uchiha Sasuke no time 7.{spoiler}
Seus ideais são: “Em Ne você não tem nome, você não tem sentimentos. Você não tem passado, você não tem futuro. O que você tem, é a sua missão. Que suporta a grande árvore de Konoha, nossa organização é chamada Ne.”

KATSUKI

  A Akatsuki (暁, literalmente “alvorecer”) é uma organização formada por nukenins (ninjas fugitivos) vindos de várias vilas ninja do mundode Naruto. Apesar de não ter aparecido na série desde o início, o grupo logo tomou o lugar de Orochimaru como principal antagonista logo no início de Naruto: Shippuuden, apresentando alguns dos personagens mais populares entre os fãs.

Nuvem da Akatsuki

Os primeiros membros da Akatsuki a aparecer foram Uchiha Itachi, o irmão mais velho de Uchiha Sasuke, e Hoshigaki Kisame, um ex-membro dos Sete Espadachins da Névoa. Os dois procuravam por Uzumaki Naruto, visando capturar o jinchuuriki e, consequentemente, a Kyuubi no Youko. Após esse episódio, a rede de espionagem de Jiraya informa que a Akatsuki era uma organização formada por dez ninjas listados como rank-S no Bingo Book (ou seja, muito perigosos), e que o grupo estava perseguindo e capturando os bijuus e jinchuurikis do mundo ninja. Foi justamente para ensinar Naruto a se defender contra eles que o sennin levou o garoto como seu estudante no final da primeira fase da série. O líder do grupo se chama Pain (literalmente “dor” em Inglês), e possui o terceiro grande doujutsu além do Sharingan e o Byakugan: o Rin’negan. {spoiler}Apesar de ser a pessoa quem dá as ordens para os outros membros, Pain parece responder a Tobi, que diz ser Uchiha Madara, o antigo patriarca do Clã Uchiha que lutou contra o Shodai Hokage.{spoiler}  É em Naruto: Shippuuden que a dimensão dos poderes da Akatsuki é verdadeiramente revelada, junto com a identidade de seus membros e seu real objetivo.

Indumentária e AnéisOs membros da Akatsuki são facilmente reconhecidos graças ao sobretudo preto de gola alta, estampado com nuvens vermelhas e usado por todos eles como um uniforme padrão. A roupa usada por baixo desse casaco também é recorrente entre os membros, assim como a sandália e o protetor de tecido usado nas canelas. Eventualmente alguns deles usam um sakkat (chapéu artesanal de aba comprida) cheio de tiras brancas. Além das roupas características, quase todos os membros da Akatsuki usam a hittai-ate (bandana) de suas vilas de origem com um risco fundo e horizontal cortando o símbolo da vila ao meio. Os únicos que não usam esse acessório são Sasori (que guarda a bandana em sua marionete principal) e Zetsu. A bandana riscada é o símbolo da traição do ninja – mostrando que ele não segue mais sua antiga vila. {spoiler} Quando Jiraya se infiltra em Amegakure, ninjas comuns da vila também usam a bandana riscada, já que o objetivo de Pain é justamente destruir todas as vilas ninja e dominar os países. {spoiler} Cada membro da Akatsuki possui um anel, que parece simbolizar o direito de fazer parte da organização. Os kanjis dos anéis são exclusivos para cada indivíduo, e representam deuses na mitologia Japonesa (os símbolos eram usados como proteção ou como amuletos). Fora isso, cada anel é usado em um dedo diferente:

Kanji Significado Deus Dedo Membro Origem
Kanji Significado Deus Dedo Membro Origem
0
Rei
Zero Nenhum Polegar
direito
Pain Ame (Chuva)
1
Sei
Azul/Verde Seiryuu Indicador direito Deidara Iwa (Pedra)
2
Haku
Branco Byakko Médio
direito
Konan Ame (Chuva)
3
Shu
Vermelho Suzaku Anular
direito
Uchiha Itachi Konoha (Folha)
4
Kai
Javali Genbu Mínimo
direito
Zetsu Desconhecido
5
Sora
Céu Kuuchin Mínimo esquerdo Orochimaru Konoha (Folha)
6
Nan
Sul Nanju Anular esquerdo Hoshigake Kisame Kiri (Névoa)
7
Kita
Norte Hokuto Médio esquerdo Kakuzu Ame (Chuva)
8
San
Três Santai Indicador esquerdo Hidan Yuga (Fontes Termaiss)
9
Tama
Esfera Tama Polegar esquerdo Tobi
Sasori
Incerto
Suna (Areia)
  Não foi mostrado se esses anéis possuem alguma habilidade especial, mas os membros parecem se importar bastante com eles: Tobi só pôde entrar na Akatsuki após Sasori morrer e “desocupar” o anel; Orochimaru, após sair da Akatsuki, levou consigo seu anel; e Zetsu foi enviado para reaver alguns dos anéis pertencentes aos colegas derrotados. O fato realmente relevante é que, nas mãos da estátua gigante que Pain invoca no ritual de selar as bijuu (o “Rei do Inferno”), cada ninja da Akatsuki ocupa a posição referente ao dedo em que usa o anel.
Nomes dos membros da Akatsuki
  E por fim, uma última característica compartilhada por todos os membros da organização são as unhas pintadas em um tom claro de roxo.

Duplas

  A Akatsuki era originalmente formada por dez membros, dentre os quais Orochimaru fazia parte. Após a saída do Sannin (que levou consigo o anel do dedo mínimo esquerdo, Sora), a organização sempre se manteve em nove ninjas. Os nove agem sempre em dupla, com exceção de Zetsu, que está sempre sozinho ( não levando em conta que ele é “dividido” no meio e parece ter duas personalidades):
Uchiha Itachi e Hoshikage Kisame

  Uchiha Itachi & Hoshigaki Kisame – a primeira dupla da Akatsuki a aparecer, antes mesmo da série revelar quaisquer informações relevantes sobre a organização. Os dois parecem trabalhar em harmonia – nunca foi mostrado nenhum atrito ou desavença entre eles. No entanto, Itachi demonstra ter alguma autoridade sobre Kisame, que normalmente segue as instruções do colega imediatamente. O trabalho em equipe é notável, superando as diferenças entre as personalidades, ambições e estilo de luta de ambos.

Orochimaru e Akaksuna no Sasori

  Orochimaru & Akasuna no Sasori – antes do início da série, o Sannin e o mestre das marionetes formavam uma dupla. Foi, inclusive, Sasori quem “deu” Yakushi Kabuto para o ex-colega (e depois usou o iryuunin como espião para a Akatsuki, acreditando que ainda tinha um jutsu de controle mental sobre Kabuto).

Akasuna no Sasori e Deidara

  Akasuna no Sasori & Deidara – com a deserção de Orochimaru, coube a Deidara substituí-lo. Os dois viviam em atrito: Sasori era muito rígido em relação à pontualidade (odiava que os outros o fizessem esperar), ao contrário da personalidade despreocupada de Deidara. Também tinham uma série divergência em relação à arte, já que Sasori achava que arte era algo que deveria durar eternamente (como suas marionetes), enquanto Deidara achava que arte deveria ser algo belo e efêmero (como suas explosões).

Deirara e Tobi

  Deidara & Tobi – com a morte de Sasori, Tobi finalmente pôde fazer parte da Akatsuki (tomando o lugar do mestre de marionetes e seu anel, Tama). Em sua companhia, Deidara paga por todas as vezes que irritou Sasori: Tobi age como um bobo alegre, não mede as palavras e em geral consegue tirar o colega do sério com muita facilidade.

Hidan e Kakuzu

  Hidan & Kakuzu – essa dupla foi apelidada de “Os Imortais” pelos fãs da série, já que os dois personagens possuíam técnicas que os tornavam quase indestrutíveis. De fato, foi essa “imortalidade” que permitiu Hidan sobreviver tanto tempo ao lado de Kakuzu, que ameaçava o colega de morte a toda hora. Hidan era passional, bastante “devoto” à sua religião, e Kakuzu era calculista, completamente movido a dinheiro; enfim, a dupla brigava freqüentemente.

Pain e Konan

  Pain & Konan – {spoiler} a última dupla a aparecer contém a única mulher da organização. Os dois agem em sincronia um com o outro, por Konan ser submissa às ordens de Pain, e pelo fato dos dois serem completamente focados em um objetivo em comum. {spoiler}

Zetsu

Zetsu age sozinho, levando ordens para os outros membros ou espionando os adversários. Também mostrou ser capaz de gravar o que vê (habilidade bastante utilizada por Tobi).

Aliados

  Sendo uma organização poderosa, a Akatsuki conta com alguns aliados e associados, como o mestre de recompensas Zangei e o contador Genji. Sasori mantinha alguns personagens sob um jutsu de bloqueio de memória, como Yuura (que minou as defesas de Suna durante a captura de Gaara, e depois serviu de sacrifício para o Shouten no Jutsu, onde se transformou no corpo de Uchiha Itachi), Mukade (outro sacrifício do Shouten no Jutsu, transformando-se em Hoshigaki Kisame), e Yakushi Kabuto (sob a tutela de Orochimaru para descobrir mais sobre o Fushi Tensei; no entanto, o Sannin quebrou esse jutsu e fez Kabuto se tornar um agente-duplo).
Os mais recentes aliados da organização são o Time Taka (鷹, “falcão), antes conhecido como Hebi (蛇, “cobra”), formado por Uchiha Sasuke, Hoozuki Suigetsu, Karin e Juugo, que respondem informalmente a Tobi. Os quatro usam uma versão modificada do casaco da Akatsuki (sem a gola alta), e não usam nenhum anel ou bandana riscada. Foram eles os responsáveis pela captura do jinchuuriki do Hachibi.

Objetivo

Capturar Jinchuuriki

Inicialmente, tudo o que se sabia da Akatsuki era que a organização estava caçando e capturando os jinchuurikis do mundo ninja. Depois se descobre que os jinchuurikis capturados tinham suas bijuu extraídas e seladas dentro de uma estátua gigante invocada por Pain – chamada de “Rei do Inferno”. Aparentemente, cada nukenin ficaria com um demônio, e a estátua seria parte de um Kinjutsu extremamente poderoso.
O verdadeiro objetivo do grupo torna-se turvo em meio aos desejos individuais de cada membro. {spoiler} Apenas muito tempo depois da organização ser introduzida na série Pain finalmente comenta que a meta final da Akatsuki era dominar o mundo, destruindo todas as vilas ninja. Durante sua luta contra Jiraya, o líder explica que irá unificar os países e que, para isso, precisa ter o poder para destruí-los.
Pain explica, ainda, que seu plano consiste em três etapas: 1. Dinheiro; 2. A criação de um grupo mercenário, sem lealdade a nenhuma vila ou país, e capaz de cumprir as mesmas missões que os outros ninjas, mas por um preço mais baixo. Para que haja movimentação de capital entre os países, Pain afirma ser necessário haver guerra, e é isso que ele pretende criar usando as bijuus capturadas; 3. Dominar o mundo quando os maiores países e vilas estiverem instáveis o bastante para também precisarem contratar a Akatsuki.{spoiler}

Capturando Demônios

  Pain é capaz de invocar uma estátua gigantesca quando reúne a Akatsuki para o ritual de extração das bijuu. O “Rei do Inferno” tem a boca amordaçada e os pulsos presos, e cada dedo de suas duas mãos é representado por um membro da Akatsuki. O processo de extração e aprisionamento do demônio na estátua pode demorar dias, e precisa de bastante concentração e chakra por parte dos membros. No entanto, não é necessário que todos estejam fisicamente presentes.
Cada olho da estátua representa um bijuu; quando o olho possui um “ponto” central, representado uma pupila, significa dizer que guarda um dos demônios. Atualmente, existem sete bijuus em posse da Akatsuki. Faltam apenas dois para completar o kinjutsu.
Ichibi - Uma cauda
Ichibi – Uma Cauda
{Capturado por Deidara}
Jinchuuriki:Sabaku no Gaara, Sunagakure
Nibi - Duas caudas
Nibi – Duas Caudas
{Capturado por Hidan & Kakuzu}
Jinchuuriki: Nii Yugito, Kumogakure
Sanbi - Tręs caudas
Sanbi – Três Caudas
{Capturado por Deidara & Tobi}
Jinchuuriki: Bijuu selvagem, sem hospedeiro
Yonbi - Quatro caudas
Yonbi – Quatro Caudas
{Capturado por Kisame}
Jinchuuriki: Roushi
Gobi - Cinco caudas
Gobi –
Cinco Caudas
{Capturado}
Jinchuuriki: Desconhecido
Rokubi - Seis caudas
Rokubi –
Seis Caudas
{Capturado}
Jinchuuriki: Desconhecido
Nanabi - Sete caudas
Nanabi – Sete Caudas
{Capturado}
Jinchuuriki: Desconhecido
Hachibi - Oito caudas
Hachibi –
Oito Caudas
{Encontrado e combatido pelo time Taka, conseguiu escapar e não foi selado}
Jinchuuriki: Kiraa Bii (do inglês Killer Bee, “abelha assassina”), Kumogakure

Kyuubi –
Nove Caudas
Jinchuuriki: Uzumaki Naruto, Konohagakure
KAKASHI’S SHARINGAM

Hatake Kakashi usufrui do “Sharingam”, porém ele não é membro do clã Uchiha e o mais interessante, é que o “Sharingam” é exclusividade de membros do clã Uchiha, por ser um Jutsu de linhagem avançada.
Como ele o usa então?
Hatake Kakashi, Uchiha Obito e Rin eram o time de alunos do 4° Hokage, Yondaime de Konoha.

Kakashi e Rin, desde crianças tinham um talento muito grande, já Obito não tinha todo esse talento. Kakashi logo criança se tornou Jounin da Folha, e foi bem na época que a 3° Grande Guerra entre as vilas, iria começar. Naquela tarde, onde Kakashi se tornou Jounin, logo ficou conhecendo por parte do Yondaime, qual seria sua primeira missão como Líder de um grupo, no caso, o grupo dele eram seus companheiros, Obito e Rin. Obito e Kakashi discutiam muito entre si, e Rin de hora em hora tinha que apartá-los. A discussão era sempre no mesmo motivo, por Kakashi ser talentoso e sempre seguir as regras, exigia o mesmo do Obito, que tinha muitas dificuldades para fazê-lo. Yondaime contou a Obito o porquê dessa obsessão de Kakashi pelas regras e pela sua exigência em cumpri-la. Segundo Yondaime-Sensei , Kakashi é filho de um grande e respeitado ninja de Konoha, Hatake Sakumo, e era conhecido como o “Canino Branco” de Konoha. Era mais respeitado que os três Sannins (Ninjas Lendários) de Konoha. E um dia aconteceu algo que fez o Canino Branco, se matar. Em uma de suas missões ele foi colocado em Cheque pelos seus inimigos: “Ou o sucesso de sua missão, ou a vida de seus companheiros!”. Segundo as regras de um shinobi (ninja), não se deve dar importância à vida dos demais, se o que estiver em jogo é o sucesso da missão, porém Canino Branco salvou seus companheiros e a sua missão falhou. Ele foi odiado por todos da vila, inclusive os amigos que ele salvou, o odiaram por ter falhado na missão. Ele não se agüentou, e se matou. Desde então, Kakashi se sente na obrigação de não cometer o mesmo erro que o pai, e resolveu nunca mais falar sobre isso. Como é tradição dar presentes ao novo Jounin, seja lá quem ele for, pois este é um nível avançado e de respeito, Rin deu à Kakashi um kit médico pessoal (ela tinha muitas habilidades para lidar com medicina), o Yondaime-Sensei deu a ele uma kunai especial para se dar bem na sua primeira missão. Obito não deu nada.
Enquanto eles se reuniam e discutiam como iria atacar a Ponte, que facilitava o inimigo transitar mantimentos e ajudas, ocorreu um ataque contra eles.
Uns 20 homens, provavelmente um “Kage Bunshin” (Clones de Sombra), atacaram eles. Kakashi havia criado um Jutsu novo, o Chidori (1000 pássaros), e iria testá-lo.
O sensei o fez hesitar, achou mais prudente não usar agora, porém Kakashi desobedece, pois ele era o líder agora.

Rin cuidou de seus oponentes facilmente, porém Kakashi derrotou alguns e logo foi atacado, o mesmo com Obito que ficou imóvel de pavor. O “raio-dourado” de Konoha (apelido de Yondaime) entra em ação numa velocidade impressionante e derrota os inimigos, socorrendo seus dois alunos. Ele pede à Kakashi que não torne a usar essa técnica de novo, pois por se concentrar em apenas um único ponto, não da tempo de ver a reação do inimigo, sendo assim, um perigo. Com o término deste pequeno “estorvo”, segue-se o plano de destruição da Ponte. E eles se separam em dois grupos, o Kakashi lideraria o grupo: Kakashi, Rin e Obito; e o Yondaime iria sozinho se juntar aos outros Jounins em apuros. Kakashi segue com seus dois companheiros, até que dois Jounins inimigos aparecem, e fogem só que desta vez levam Rin com eles. Kakashi e Obito começam a discutir, pois, perderiam muito tempo salvando Rin e a missão tem que ser completada o mais rápido possível. Obito por seu lado, diz que a vida de Rin é mais importante que a própria missão, e que Canino Branco o apoiaria, pois para Obito este sim era um herói de verdade. Mesmo com essas palavras, Kakashi rumou para a Ponte e Obito para a salvação de Rin. Chegando ao local, um dos Jounins ataca Obito, e este fica imóvel se lacrimejando. Antes do ataque do inimigo, Kakashi aparece, e salva Obito. Porem num dos ataques do inimigo, é cortado o olho de Kakashi.

Ele diz que Obito tinha razão, que antes da missão, vinha seus companheiros. Obito diz, “Quem não segue as regras de um shinobi, é considerado por todos, lixo. Mas aqueles que não se preocupam com seus companheiros, são mais lixo ainda!”E eles seguem ao encontro de Rin e o outro Jounin. Quando eles a encontram, vêem que o outro Jounin estava usando um Genjutsu (ilusão) em Rin para descobrir o plano deles, porém, Rin era forte e estava agüentando aquilo até o momento em que eles chegaram. Obito estava se sentindo péssimo em ver apenas Kakashi lutar. Ele era do famoso Clã Uchiha, e não estava honrando o nome da família, sempre os outros que o salvavam. Ele iria lutar. Lagrimas saíram por dentro de seus óculos, ele limpa, e quando Kakashi olha para ele, aparece em seus olhos, o famoso Sharingam, pela 1° vez em Obito!

Kakashi fica impressionado, a linhagem avançada finalmente brotou nos olhos de Obito, e agora ele conseguia ler os movimentos do oponente, esta é a maior qualidade do Sharingam.Kakashi desativa o genjutsu de Rin, enquanto o Jounin luta contra Obito. Porém, este Jounin era forte e faz um Jutsu de desmoronamento, onde umas avalanches de pedras caem sobre Rin e Kakashi. Obito corre e sabendo o que fazer com o seu Sharingam, empurra seus companheiros em uma brecha da montanha, e os salva. Obito, porém, foi soterrado pela avalanche. Apenas metade de seu corpo estava vivo ainda, a outra metade soterrada. Ele diz à Kakashi, que ele fora o seu melhor amigo, e que queria poder ter tido mais tempo com seus companheiros. E como ele tinha sido o único a não dar presente ao Kakashi, ele diz ter encontrado o presente à altura de Kakashi, o seu Sharingam.Rin, usando seus dotes medicinais, transfere o olho ainda vivo com o Sharingam de Obito para Kakashi, bem aonde o inimigo tinha cortado antes, já que aquela região cortada, não era mais funcional à Kakashi. Em suas ultimas palavras, Obito pede à Kakashi, salvar sempre Rin, que ele amava. Kakashi finalmente conseguiu, com o Sharingam, usar seu Jutsu Chidori. Ele conseguiu o que faltava para poder usá-lo. Em uma mão, o Chidori, em outra a kunai de seu sensei. Disse e prometeu salvar e cuidar de Rin, nem que isso o levasse à morte. Kakashi acorda em outro lugar distante dali. Rin estava bem, e do seu lado, o Yondaime de Konoha. Aquela kunai estava com um “selo” que assim que ela fosse necessária, chamaria Yondaime. E este derrotou o Jounin. Desde então, Kakashi, continua com seu amigo vivo… Dentro de seus olhos.

ekkei Genkai

 

  O termo Kekkei Genkai (血継限界, literalmente “limite de linhagem sanguínea”, mas também conhecido como “linhagem avançada” ou “limite sanguíneo”; a adaptação brasileira oficial optou por “herança sanguínea”) começou a ser usado no terceiro volume de Naruto.  Mais precisamente no capítulo 25 do mangá, o equivalente ao episódio 14, quando Hatake Kakashi explica pela primeira vez o conceito básico de herança sanguínea. Trata-se de uma característica genética passada entre as geraçőes de uma mesma família, uma linhagem contínua de seres humanos com habilidades sobrenaturais únicas.

O enorme poder conferido pelas Kekkei Genkai é, ao mesmo tempo, cobiçado e odiado pelo mundo ninja. Muitos shinobis tentam obter amostras dos ninjas com linhagens avançadas para estudá-las e até mesmo tentar reproduzí-las, como é o caso de Orochimaru e suas várias cobaias. As vilas ninja de grande porte também são temidas e conhecidas pelos seus clãs, em especial aqueles que têm herança sanguínea. No entanto, depois de várias guerras bastante destrutivas – onde os clãs com limites sanguíneos tiveram um papel crucial – as Kekkei Genkaipassaram a ser vistas como uma ameaça constante. Muitas das famílias com linhagens especiais foram caçadas e dizimadas com o objetivo de evitar futuros conflitos. Em resumo, as linhagens avançadas acabaram levando a culpa pela crueldade da guerra, e se tornaram alvo do rancor dos sobreviventes.

Existem diversos tipos de Kekkei Genkai em Naruto.  Algumas delas foram mantidas por várias geraçőes de um mesmo clã, como o Byakugan dos Hyuuga e o Shikotsu Myaku dos Kaguya. Outras se manifestaram com exclusividade em certos indivíduos, não sendo passadas adiante. A série também mostra algumas outras habilidades que se assemelham a limites sanguíneos, mas não são definidas como tal.
A seguir, estão listadas as Kekkei Genkai conhecidas:

Haku deslizando no gelo

Primeira aparição na série:  Capítulo #24 (Mangá); Episódio 13 (Anime)
Usado por: Haku
Técnicas Derivadas: Sensatsu Suishou; Makyou Hyoushou

Técnicas de Hyouton

A segunda Kekkei Genkai a aparecer na série, logo após o Sharingan de Hatake Kakashi, é a habilidade de fundir as naturezas de chakra Fuuton (Vento) e Suiton (água) para formar Hyouton (Gelo). Fusőes elementais como essa só acontecem quando o indivíduo tem propensão genética, e por isso Hyouton é classificado como linhagem sanguínea. O elemento surgiu na série durante arco do País das Ondas.

Haku, o usuário de Hyouton, conta que o País da água ficou muito tempo mergulhado em guerras civis e que, ao longo desses combates, aqueles com linhagens avançadas eram usados como armas. Por causa disso, os clãs que mantinham limites sanguíneos se tornaram odiados, acusados de trazer guerra e desgraças ao país. Ao fim das guerras, as famílias com Kekkei Genkai foram perseguidas e exterminadas, fazendo com que seus membros precisassem esconder a verdade sobre sua ascendência.

A mãe de Haku possuia uma dessas linhagens, mas nem mesmo seu marido sabia disso – e assim que descobriu, o homem matou a própria mulher. Haku teria tido o mesmo destino, se não tivesse se descontrolado e usado seu limite de sangue para se proteger. Depois disso, vagou sem rumo até encontrar Momochi Zabuza e ser treinado como shinobi. Haku se mostrou um ninja prodígio, aprendendo a manipular Hyouton em pouco tempo e sendo, inclusive, capaz de usar os jutsus usando apenas meio-selos.

Observação: Apesar de Hyouton ser classificado como Kekkei Genkai na série, vários jutsus do Elemento Gelo são utilizados durante o primeiro filme da franquia, “Naruto: Daikatsugeki! Yukihime ninpoucho!”. Isso pode ser justificado pelo ambiente onde a ação se desenrola – o País da Neve é coberto de gelo, que poderia ser manipulado diretamente nos jutsus, ao invés de ser criado (como é o caso das técnicas de Haku). Também seria possível o uso do Hyouton estar relacionado à técnologia de aumento de chakra inventada no filme. No entanto, fica incerto se os Hyouton Jutsu do primeiro movie podem ser comparados aos jutsus da série.

Espaçamento

Yamato usando Mokuton

Primeira aparição na série: Capítulo #120 (Mangá); Episódio 71 (Anime)
Usado por:
Shodai Hokage, Yamato
Técnicas Derivadas: Mokuton Hijutsu, Jukai Koutan; Mokuton, Shichuuka no Jutsu; Mokuton, Daijurin no Jutsu; Mokuton, Jubaku Eisou; Moku Bunshin no Jutsu; Mokuton, Moku Shouheki no Jutsu; Mokuton, Shichuurou no Jutsu; Mokuton, Jubaku no Jutsu; Mokuton, Henge; Hokage Shiki Jijun Jutsu, Kakuan Nitten Suishu.

Técnicas de Mokuton

Assim como o Hyouton, essa Kekkei Genkai também é uma fusão elemental de Naturezas de Chakra. Usando as naturezas Suiton (água) e Doton (Terra), o Shodai Hokage era capaz de criar troncos de árvores, plantas, enfim, um novo elemento, chamado Mokuton (Madeira). Inicialmente, apenas o Shodai era capaz de usar esse hijutsu – ou seja, o Mokuton é um limite sanguíneo que só se manifestou no fundador de Konohagakure, mas não em seus descendentes (até onde se sabe).

No entanto, Orochimaru arrombou o túmulo do Primeiro Hokage e roubou uma amostra do corpo dele para tentar reproduzí-la artificialmente. Inúmeras cobaias morreram nessa experiência, e o sannin traiu Konoha antes de poder acompanhar o único dos seres humanos testado a sobreviver e manter parte do poder do Shodai – Tenzou, que agora faz parte da ANBU e atualmente age sob o codenome de Yamato no Time Kakashi. Apesar de poder usar o Mokuton Hijutsu, Yamato afirma que sua capacidade não chega nem aos pés do potencial que o Primeiro possuia.

Observação: Além de conseguir criar Madeira com a fusão elemental, o Shodai Hokage também tinha uma habilidade única, que era a capacidade de manipular bijuus – as massas de chakra que assumem forma de demônios colossais – e, consequentemente, seus jinchuuriki. {spoiler} Foi através dessa característica que Senju Hashirama distribuiu as bijuus entre os cinco grandes países do mundo ninja quando as vilas shinobi foram fundadas. {spoiler} Yamato tem um pouco do poder original de manipulação desses demônios, mas no caso a habilidade é restrita apenas à Kyuubi, graças ao fato do jinchuuriki da raposa usar o colar contendo chakra do Primeiro Hokage.

Espaçamento

Sakon e Ukon

Primeira aparição na série: Capítulo #115 (Mangá); Episódio 68 (Anime)
Usado por: Sakon e Ukon
Técnicas Derivadas: Kisei Kikai

Técnicas de Souma

A tradução literal de Souma no Kou é “Ataque de um Par de Maus Espíritos”, uma Kekkei Genkai que permite aos gêmeos Sakon e Ukon a habilidade de “desfazer” seus corpos em nível molecular para fundí-los com outros indivíduos. Na maior parte do tempo, essa linhagem é usada entre eles apenas, com Ukon mesclado ao corpo do irmão, adormecido. Durante uma luta, no entanto, Ukon pode fortelecer os golpes do irmão acrescentando seus próprios braços e pernas ao combate físico, ou usando elemento surpresa e se separando temporariamente para atacar um ponto cego.

A principal arma desse limite, no entanto, é a técnica de assassinato Kisei Kikai. Com a ajuda do Selo Amaldiçoado de Orochimaru, os dois irmãos podem ficar separados por mais tempo, o que permite que Ukon tente se fundir ao corpo do adversário para destruir as células da vítima de dentro para fora.

Também com a ajuda do nível dois do Selo Amaldiçoado, os irmãos podem se desligar do corpo ao qual estão fundidos para regenerar seus próprios ferimentos, caso se machuquem estando em outro organismo – porque, apesar de poderem destruir o inimigo com o Kisei Kikai, também ficam sujeitos a qualquer ferimento que a vítima receba, enquanto estiverem fundidos.

Espaçamento

Kaguya Kimimaro utilizando Shikotsu Myaku

Primeira aparição na série: Capítulo #202 (Mangá;); Episódio 119 (Anime)
Usado por: Kaguya Kimimaro
Técnicas Derivadas: Sawarabi no Mai; Tessenka no Mai; Karamatsu no Mai, Tsubaki no Mai; Yanagi no Mai; Tenshi Sendan

Técnicas de Shikotsu Myaku

O Shikotsu Myaku (屍骨脈, literalmente “Pulso do Osso Morto”, também pode ser lido como “Caminhos de Osso do Cadáver”) do clã Kaguya é, provavelmente, uma das linhagens avançadas mais poderosas da série. Consiste na capacidade de controlar toda a estrutura óssea do corpo para adaptá-la ao combate. é perfeito para lutas a curta distância – apesar de poder ser usado em longo alcance, quando Kimimaro lança os ossos dos dedos como projéteis. Em resumo, os membros do clã Kaguya podiam manipular qualquer osso do corpo na forma que quisessem, e usar isso em batalha, aliado a um alto poder regenerativo.

O clã Kaguya é original de Kirigakure no Sato, a grande vila ninja do País da água. Apesar de ser uma família dotada de uma Kekkei Genkai extremamente forte, foi completamente dizimada: sendo amantes da guerra, tentaram lutar contra toda a Vila da Névoa e foram completamente derrotados, com exceção de Kimimaro, que não estava por perto no momento do massacre.

O garoto vagou sozinho depois de ter o clã destruído, e acabou encontrando Orochimaru, a quem adotou como líder e figura paterna. Kimimaro seria o recipiente perfeito para a alma do sannin se não tivesse sido acometido por uma doença incurável.

Com a morte do último Kaguya conhecido, o clã está supostamente extinto.

Espaçamento

Sandaime Kazekage usando Satetsu

Primeira aparição na série: Capítulo #268 (Mangá); Episódio 22.2 (Anime/Shippuuden)
Usado por: Sandaime Kazekage
Técnicas Derivadas: Satetsu Shigure, Satetsu Kaihou, Satetsu Kesshu

Técnicas de Satetsu

Satetsu (砂鉄, literalmente “Areia de Ferro”) é o nome das particulas de metal que o Sandaime Kazekage usava como arma. Ao que parece, o Kazekage tinha uma característica muito peculiar: seu chakra podia ser adaptado como um campo magnético e, através disso, manipular metal. Depois de observar um dos jinchuurikis antigos do Shukaku manipulando areia diretamente, o Terceiro Kazekage teve a idéia de fazer a mesma coisa usando seu chakra especial. A diferença era que o “areia” que o Sandaime controlava era o Satetsu, aproveitando sua essência ferromagnética para direcioná-lo.

Essa habilidade ficou famosa como a mais perigosa de Sunagkure, e conferiu ao Sandaime Kazekage o título de maior Kage da Vila da Areia. Ele podia usar o Satetsu nas mais variadas formas e quantidades – estacas, blocos, chuva de agulhas. Infelizmente, o Kazekage foi morto por Akasuna no Sasori e transformado em uma maionete, sendo que o boneco manteve a capacidade de controlar a areia de ferro através do Hitokugutsu.

EspaçamentoJuuin Jutsu
Primeira aparição na série: Capítulo #55 (Mangá); Episódio 33 (Anime)
Usado por: Juugo, Uchiha Sasuke, Quinteto do Som e outros afiliados de Orochimaru

O Juuin Jutsu (呪印術, “Técnica do Selo Amaldiçoado”) foi inicialmente apresentado como uma infestação contraída através da mordida de Orochimaru. Quando desenvolvido, o selo garante ao usuário controle quase absoluto sobre suas próprias reservas de chakra, tornando possível ao ninja forçar o corpo a fornecer chakra mesmo estando no limite. Por ser bastante perigoso manipular assim toda a energia do corpo, apenas uma em dez vítimas do selamento sobrevive.

O segundo estágio do Juuin Jutsu, além de permitir um controle mais estável sobre a capacidade do selo, também permite aos usuários uma mutação física temporária. Todos os ninjas que chegaram a esse nível de infecção adquirem formas bestais variadas, com direito a chifres, garras, carapaças e até mesmo asas.

{spoiler}A fonte do Selo Amaldiçoado é uma enzima que Orochimaru encontrou no corpo de Juugo. Não se sabe se essa característica é exclusiva do shinobi ou se foi passada através da genética da família do rapaz; o fato é que, no caso de Juugo, o Selo Amaldiçoado é o Original, uma linhagem avançada verdadeira. No entanto, ele não tem muito controle sobre seu poder – vive mudando de personalidade e, quando se descontrola, acaba matando qualquer um que entre em seu caminho. Apenas Uchiha Sasuke e Kaguya Kimimaro tinham o poder de acalmá-lo ou intimidá-lo quando seu instinto assassino vinha à tona.

Sendo o portador inicial do selo, Juugo pode tomar qualquer forma que quiser quando vai para o segundo estágio do Juuin Jutsu, ao contrário dos outros indivíduos infectados. Também tem um poder regenerativo absurdo.{spoiler}

D
oujutsu

Doujutsu (道術, “Técnica Ocular”) é o nome designado às linhagens avançadas que se manifestam nos olhos daqueles que as possuem. Podem proporcionar habilidades passivas ao ninja, técnicas que não afetam diretamente o adversário, embora concedam vantagens ao usuário; ou habilidades ativas, que atingem a vítima através do próprio doujutsu.
Existem três grandes doujutsus retratados com bastante freqüência na série, mais outra técnica ocular exclusiva do anime:

Byakugan
ByakuganPrimeira aparição na série: Capítulo #34 (Mangá); Episódio 01 (Anime)
Usado pelo: clã Hyuuga

O clã Hyuuga é uma das famílias mais tradicionais da Vila da Folha, e dona de uma das mais temidas e cobiçadas Kekkei Genkai da série – o Byakugan (白眼, literalmente “Olho Branco”). Os membros desse clã têm os olhos completamente brancos: íris descoloridas e ausência aparente de pupila. Quando ativado o doujutsu, as veias ao redor dos globos oculares ficam saltadas, e é possível distinguir alguns círculos na íris albina.

Nesse estado, o Hyuuga tem uma visão absurdamente melhorada, conseguindo ver através de obstáculos físicos ou mesmo lugares muito distantes de sua posição original. Quanto mais experiente e habilidoso for o ninja, mais longe e com mais precisão poderá observar com esses olhos. Além disso, o ângulo de visão do ninja chega a quase 360º graus.

No entanto, o que faz o Byakugan ser uma linhagem tão temida não é apenas o alcance da visão. Esse doujutsu também é capaz de visualizar de forma definida o sistema de energia de um indivíduo – melhor ainda, os Hyuuga com os olhos mais aguçados conseguem ver até mesmo os tenketsus, os pontos no organismo onde o chakra flui para os órgãos. Munidos dessa habilidade, usuários do Byakugan podem usar o Jyuken Ryuu (Estilo dos Punhos Gentis) para atingir esses pontos específicos e desabilitar completamente os adversários de forma rápida e precisa.

Leia mais a respeito do doujutsu em Byakugan.

Rin’negan
Rin’neganPrimeira aparição na série: Capítulo #363 (Mangá)
Usado por: Rikudou Sannin, Nagato, Pain

{spoiler}Rin’negan (輪廻眼, “Olho de Samsara”) é um doujutsu lendário no mundo ninja. De acordo com Jiraya, o primeiro indivíduo conhecido a apresentar a técnica foi Rikudou Sannin – o “Eremita dos Seis Caminhos” – que é considerado o criador do Ninjutsu como é conhecido, e famoso por ter dominado todas as cinco Naturezas de Chakra, simultaneamente. Aparentemente, essa linhagem avançada era passada pelo clã Fuuma de Amegakure (até onde se sabe, não há nenhuma relação entre esse clã e os Fuuma apresentados anteriormente no anime). Durante uma das guerras ninja, Jiraya se deparou com um garoto que possuía esse doujutsu e ficou responsável pelo treinamento dele durante três anos. Somente muitos anos depois tornou a ver o Rin’negan, dessa vez nos olhos do líder da Akatsuki.

Além da manipulação dos cinco elementos de chakra existentes, essa técnica também confere ao usuário a capacidade de manipular mais de um corpo ao mesmo tempo, todos eles compartilhando a mesma consciência e o mesmo campo de visão. Através dessa habilidade, Pain consegue manipular os seis corpos do Rikudou Pain (“Os Seis Caminhos da Dor”), sendo que cada indivíduo que compőe o sexteto possui uma habilidade especial única e bastante perigosa.{spoiler}

Leia mais a respeito do doujutsu em Rin’negan.

Sharingan
SharinganPrimeira aparição na série: Capítulo #12 (Mangá); Episódio 07 (Anime)
Usado pelo: clã Uchiha e Hatake Kakashi

Provavelmente o doujutsu mais conhecido da série – afinal, é a característica principal de dois dos protagonistas – o Sharingan (写輪眼, literalmente “olho copiador circular”) é temido e conhecido desde antes da criação das vilas ninja. Ao contrário do Byakugan e do Rin’negan, essa técnica ocular não é aparente, já que o Uchiha só desperta o doujutsu quando precisa utilizá-lo.

Quando ativado, o olho aparentemente normal do Uchiha fica com a íris vermelha e adquire de um a três pontos em forma e vírgula (conhecidos como tomoe) ao redor da pupila – quanto mais pontos no olho, mais evoluído é o doujutsu. Essas tomoes giram quando o olho está processando o que vê.

O Sharingan proporciona várias vantagens: seus usuários são capazes de prever com precisão movimentos que antes não estariam sequer aptos a acompanhar; a partir dessa habilidade, o Uchiha pode copiar perfeitamente selos, combos de taijutsu, quase qualquer movimento ou jutsu que esteja em seu campo de visão. Também conseguem ver o movimento e fluxo de chakra dos organismos ao seu redor, bem como do próprio corpo.

Mas a característica mais conhecida da técnica no mundo ninja é a facilidade com que os usuários do Sharingan podem infligir Genjutsus nos adversários. Basta que as vítimas mantenham contato visual com o ninja para que corra o risco de cair em uma ilusão.

Um lado mais obscuro dessa linhagem avançada é o uso e obtenção de sua evolução suprema, o Mangenkyou Sharingan (万華鏡, “caleidoscópio”), capaz de usar as técnicas mais poderosas do limite sanguíneo.

Leia mais a respeito do doujutsu em Sharingan.

Técnica Ocular de Ranmaru
Olho de RanmaruPrimeira aparição na série: Episódio 154 (Anime)
Usado por: Ranmaru

Exclusivo do anime, esse doujutsu do kirinin Ranmaru é um pouco semelhante ao Byakugan, mas não completamente passivo. Quando ativada, a técnica faz os olhos de Ranmaru adquirirem um brilho avermelhado, conferindo ao garoto uma visão semelhante como a dos Hyuuga, em menor escala e alcance. Também o torna capaz de expandir partículas especiais de chakra para criar espectros com sistema de chakra, confundindo o inimigo para ocultar sua presença e de seus aliados.

Apesar do doujutsu de Ranmaru não ter a nitidez e a potência do Byakugan, sua capacidade de avaliar a força vital de um organismo é mais eficiente quando se trata de decidir se um indivíduo está morto ou ainda vive.

P
ossíveis linhagens avançadas

Drenagem de Chakra
Akadou YoroiPrimeira aparição na série: Capítulo #45 (Mangá); Episódio 36 (Anime)
Usado por Akadou Yoroi

Durante sua luta contra Uchiha Sasuke nas preliminares do Chuunin Shiken, Akadou Yoroi mostrou sua habilidade se sugar chakra do adversário apenas aproximando a mão do alvo. O jutsu não tem nome específico e não precisa de selos para ser usado, portanto, pode ser considerada uma habilidade única de Yoroi – mas não foi confirmado como linhagem avançada.

Kibaku Nendo
DeiraraPrimeira aparição na série: Capítulo #247 (Mangá); Episódio 2.2 (Anime/Shippuuden)
Usado por: Deidara
Técnicas Derivadas: Kibaku Nendo; Kibaku Nendo • Kyuukyoyu Geijutsu • CO; Kibaku Nendo • C1; Kibaku Nendo • C2 Doragon; Kibaku Nendo • C3; Kibaku Nendo • C4 Karura

O membro da Akatsuki Deidara é dono de uma habilidade exótica, classificada pelo próprio líder da organização como “especial” – a capacidade de criar explosivos a partir de argila. Seu corpo possui duas bocas extras nas palmas das mãos, que “engolem” a argila previamente preparada por Deidara, e acrescentam a ela o chakra explosivo do nukenin. Depois que as bocas regurgitam a massa de barro e chakra, o ninja molda a argila em algum tipo de escultura com propriedades explosivas – técnica que ficou conhecida como Kibaku Nendo (起爆粘土, “Argila Explosiva”).

Aparentemente, Deidara possui vários “tipos” de chakra explosivo, que variam de acordo com o jutsu utilizado – C1, C2, C3, C4 e CO. {spoiler}Além disso, há mais uma boca no meio do tórax, selada com linhas. Foi através dessa quarta boca que Deidara usou seu último jutsu explosivo, detonando a si mesmo de forma espetacular.{spoiler} Não foi confirmado se esse chakra explosivo do shinobi e suas bocas extras são algum tipo de experimento genético, linhagem avançada ou particularidade do próprio Deidara.

Chakra Branco do Clã Hatake
Hatake Kakashi atacandoPrimeira aparição na série: Capítulo #242 (Mangá)
Usado por: Hatake Kakashi

Os dois membros conhecidos da família Hatake, Hatake Sakumo e Hatake Kakashi, eram capazes de emanar um chakra branco quando usavam a tanto tradicional do clã. No entanto, a arma quebrou e o último usuário, Kakashi, nunca mais fez nenhuma demonstração dessa habilidade. Não ficou claro se é uma linhagem avançada, mas tudo indica que é, no mínimo, uma característica exclusiva dos Hatake.

Kagura Shingan
Karin fazendo seloPrimeira aparição na série: Capítulo #347 (Mangá)
Usado por: Karin

Karin tem a capacidade de sentir “presenças” de chakra – técnica denominada Kagura Shingan, o “Olho da Mente de Kagura” (kagura é um estilo muito antigo de música e dança xintoísta). De acordo com a biografia da kunoichi no terceiro Databook da série, Orochimaru descobriu essa característica inata da garota quando a encontrou como única sobrevivente de uma vila destruída. Ao ser perguntada sobre como havia escapado, ela respondeu ter sentido a aproximação dos inimigos antes de se esconder.

O Kagura Shingan permite que Karin determine a posição de qualquer chakra que entre em seu capo de percepção, bem como a capacidade, o poder e o tamanho. Ela também pode distinguir uma presença de outra, classificando o chakra como pertencente a uma mesma pessoa ou a pessoas diferentes.

Chakra Regenerativo
Karin usando chakraPrimeira aparição na série: Capítulo #412 (Mangá)
Usado por: Karin

Além do Kagura Shingan, Karin tem outro talento bastante útil: seu chakra tem propriedades regenerativas. Basta um indivíduo mordê-la e “sugar” a energia da kunoichi para começar a curar qualquer ferimento que tenha recebido. Claro que esse processo desgasta a garota, mas a velocidade de regeneração das lesőes é impressionante, quase imediata.

Os Oito Membros de Kidoumaru
KidoumaruPrimeira aparição na série: Capítulo #115 (Mangá); Episódio 68 (Anime)
Usado por: Karin

Quase todos os membros do Quinteto do Som de Naruto possuíam algum tipo de característica única: Kidoumaru, por exemplo, possuía oito membros (seis braços e duas pernas), numa óbvia relação com suas técnicas essencialmente aracnídeas. Apesar do segundo Databook Oficial confirmar que os jutsus de Kidoumaru são hijutsu, e não derivados de limite sanguíneo, o fato do shinobi possuir membros extras pode ser relacionado a herança genética ao aos experimentos de Orochimaru (que costumam resultar nesse tipo de mutação).

A Metamorfose de Kagerou
Fuuma KagerouPrimeira aparição na série: Episódio 137 (Anime)
Usado por: Fuuma Kagerou

Dos membros do clã Fuuma apresentados nos episódios exclusivos do anime, Kagerou foi a única que mostrou ter a capacidade de metamorfose. Inicialmente, foi apresentada como uma criatura corcunda e de aparência bastante tosca mas, enquanto lutava contra Naruto e Jiraya, a moça mudou completamente de forma – muito semelhante, inclusive, a uma borboleta saindo do casulo. Ao invés de corcunda e estranha, se tornou delicada, com os cabelos claros, pálida e com asas nas costas, lembrando uma fada.

Nessa forma, Kagerou lançou um ataque que só pode ser utilizado uma vez durante toda a vida. A técnica não atingiu seu objetivo, e a kunoichi ficou com uma aparência desgastada após usá-la, com as asas praticamente destruídas. Sendo um jutsu exclusivo do anime, não houve muita explicação em torno dele. {spoiler}O clã Fuuma mencionado no mangá parece ser diferente daquele tratado no anime, e nada parecido com essa habilidade de Kagerou apareceu na série original.{spoiler}

Suika no Jutsu
Suigetsu utilizando o Suika no JutsuPrimeira aparição na série: Capítulo #346 (Mangá)
Usado por: Hoozuki Suigetsu

O Suika no Jutsu, ou “Técnica de Hidratação”, é uma habilidade peculiar demonstrada por Hoozuki Suigetsu. O aspirante a Espadachim da Névoa tem a capacidade de transformar o próprio corpo em água. Graças a isso, consegue “amortecer” a maioria dos impactos físicos que recebe, além de poder se fundir a outros corpos aquáticos e manipulá-los em grandes quantidades. é a partir desse jutsu que Suigetsu consegue usar o Gousuiwan no Jutsu (“Técnica do Poderoso Braço de água”) para manipular sua massa muscular e aumentá-la quando necessário.

Não foi definido se essa habilidade provém dos experimentos aos quais o ninja foi submetido enquanto encarcerado na Vila do Som, ou se é uma linhagem avançada passada pela família.

Técnica Derivada: Suiton, Gousuiwan no Jutsu

Planta Carnívora Humanóide
ZetsuPrimeira aparição na série: Capítulo #234 (Mangá); Episódio 134 (Anime)
Usado por: Zetsu

Talvez o membro mais bizarro da Akatsuki, Zetsu possui uma “carapaça” semelhante às presas de uma dionéia (planta carnívora), além de seu corpo ser obviamente dividido em duas partes: um lado é completamente negro, e o outro é pálido como um cadáver. Sua capacidade de “viajar” pelas superfícies dos lugares e se “fundir” a elas pode estar relacionada à sua aparência vegetal.

haringan

 

Kekkei Genkai (Linhagem Avançada)
Tipo: Doujutsu (Técnica Ocular)
Origem: Clã Uchiha
Atribuído a: Hatake Kakashi, Uchiha Sasuke, Uchiha Obito, Uchiha Itachi, Uchiha Madara, Uchiha Izuna, Uchiha Mikoto, Uchiha Fugaku, Uchiha Shisui, Uchiha Inabi, Uchiha Tekka, Uchiha Teyaki, Uchiha Uruchi, Uchiha Yahiro

O Sharingan (写輪眼, literalmente “olho da roda copiadora”) é a kekkei genkai do Clã Uchiha, manifestada em forma de doujutsu – técnicas oculares diretas que não necessitam de selos. Por ser uma característica fundamental de vários personagens significativos na série, já teve grande parte de seu funcionamento exposto.

O Clã Uchiha  é descendente direto do Clã Hyuuga, e nasceu muito antes da primeira vila ninja ser fundada. As duas famílias compartilham algumas características, como a pele clara, cabelos escuros e a kekkei genkai do tipo doujutsu. é inferido que o Byakugan, com o tempo, mutou e evoluiu para a forma conhecida do Sharingan, apesar de existirem poucas semelhanças entre os dois doujutsus atualmente. Enquanto o Byakugan é óbvio em todo Hyuuga, na forma de olhos descoloridos e sem pupila aparente, nenhum Uchiha nasce portando o Sharingan. Pelo contrário, os membros desse clã possuem olhos de cor e capacidade comuns até serem capazes de despertar a kekkei genkai.

Aparentemente, o Uchiha fica propício a despertar ou ativar o Sharingan quando se encontra em alguma situação particularmente intensa, sendo que a causa mais freqüente é a raiva ou a necessidade de defender a si mesmo e aos outros. Apenas dois membros do clã tiveram o despertar do Sharingan claramente exposto na série: Uchiha Obito usou o Sharingan pela primeira vez enquanto lutava contra Taiseki, que usava um jutsu de invisibilidade; e Uchiha Sasuke ativou o doujutsu enquanto lutava contra Haku, olho esquedo com uma tomoe e olho direito com duas {spoiler} Na verdade, Sasuke já havia despertado o Sharingan quatro anos antes, quando seu irmão mais velho, Uchiha Itachi, chacinou o próprio clã com a ajuda de Uchiha Madara. Na época, os dois olhos tinham apenas uma vírgula cada {spoiler}. Além de não ser uma habilidade inata, o Sharingan também não aparece em sua forma completa. Os membros do Clã Uchiha precisam evoluir o Sharingan para que possam ser capazes de utilizar toda a extensão de sua capacidade.

Habilidades Derivadas

O Sharingan tem resquícios da principal característica do Byakugan que possibilita ver o sistema de chakra dos seres vivos. Apesar de não poder ver claramente os caminhos de chakra (e muito menos ainda os tenketsus), o Sharingan é capaz de acompanhar a movimentação e o fluxo de chakra pelo corpo.

Para fazer jus ao nome, o “olho copiador” pode acompanhar até os movimentos mais rápidos e possibilitar que o Uchiha os memorize. Foi dessa forma que Uchiha Sasuke conseguiu aprender o Kage Buyo de Rock Lee depois de ser atingido pelo golpe uma única vez; e também foi assim que Hatake Kakashi conseguiu copiar mais de mil jutsus.

Essa rapidez na leitura das açőes observadas pelo Sharingan também permite que seus usuários consigam desviar e atacar com muito mais rapidez e certeza, na maioria dos casos. Para completar, o Sharingan totalmente desenvolvido é capaz de prender os inimigos em Genjutsus através de uma mera troca de olhares.

Evolução do Doujutsu

Inicialmente, todo Uchiha têm olhos comuns, com a íris e a pupila em cores e formas normalmente atribuídas a todos os seres humanos. A capacidade de visão do ninja, nesse estágio, também é normal, apesar de poder ser expandida até o limite entre um olho comum e o Sharingan.

Primeiro estágio do Sharingan

Quando o Uchiha desperta o Sharingan pela primeira vez, a íris adquire uma cor vermelho vivo ao mesmo tempo em que uma forma semelhante a uma vírgula (tomoe, 巴) surge na íris, entre a pupila e a esclera. Essa tomoe solitária passa a orbitar em torno da pupila, girando rápido quando o Uchiha força os olhos para utilizar as habilidades do doujutsu.

Nesse estágio, o Sharingan proporciona ao ninja a capacidade de acompanhar e antecipar golpes e selos, facilitando a evasão e o contra-ataque, além de permitir a memorização de movimentos que podem ser reutilizados pelo Uchiha de acordo com suas capacidades individuais de força e velocidade.

Segundo estágio do Sharingan

O surgimento de uma segunda tomoe (diametralmente oposta à primeira) gravitando em torno da pupila expande a capacidade do Sharingan: nesse estágio, o olho é capaz de acompanhar e copiar movimentos quase que instantaneamente (dependendo, é claro, das condiçőes físicas do Uchiha). Também melhora a percepção do ninja em relação a ilusőes, já que o Sharingan é capaz de ver através de Genjutsus.

Uma das maiores vantagens é a capacidade de observar a movimentação e o fluxo de chakra em outros seres vivos. Dessa forma, o ninja pode perceber se o chakra do organismo está desestabilizado por causa de algum jutsu, “medir” a quantidade de chakra de um adversário, ou mesmo discernir bunshins de seus respectivos conjuradores.

Terceiro estágio do Sharingan

O Sharingan amadurece por completo quando adquire sua terceira e última tomoe, alcançando sua forma verdadeira e levando sua alcunha de “olho copiador” ao extremo. Nesse estágio, a capacidade de percepção do olho é tão grande que o ninja é capaz de antecipar o próximo movimento do adversário através dos menores espasmos. é uma habilidade tão precisa que parece tornar possível “prever” o futuro. Se o ninja for rápido e forte o bastante, pode até mesmo copiar um jutsu em tempo real e usá-lo contra o próprio conjurador – fato que fez Hatake Kakashi ser conhecido pela alcunha “Copy Ninja Kakashi”.

Essa característica permite que o ninja evada ataques iminentes e antecipe os contra-ataques com precisão quase perfeita, conservando mais chakra e aumentando as chances de vitória. No entanto, a habilidade mais temida de um Sharingan completamente desenvolvido é, certamente, a capacidade de usar Genjutsu sem a necessidade de selos ou qualquer ritual de preparação: basta que o adversário olhe nos olhos do Uchiha para que a ilusão seja posta em prática. Essa característica também facilita bastante reversão de genjutsus. é por essa razão que o Clã Uchiha era bastante conhecido como usuário de Genjutsu.

Mangekyou Sharingan

Além do Sharingan maduro, com três tomoe, a kekkei genkai do Clã Uchiha possui ainda mais uma evolução para o doujutsu. O Mangekyou Sharingan é tratado com sigilo até mesmo dentre os membros do clã, tanto pelo seu nível absurdo de poder, quanto pela forma imoral com que é obtido. Os primeiros Uchihas a alcançarem esse patamar de poder foram Uchiha Madara, amplamente conhecido como o patriarca do clã e rival de Senju Hashirama (Shodai Hokage), e Uchiha Izuna, seu irmão mais novo. Com a evolução do doujutsu, os dois foram capazes de trazer muita fama e honra para o clã, mas tiveram que pegar por seu sucesso com a deterioração da visão a cada vez que o Mangekyou era utilizado {spoiler} O que culiminou na completa cegueira de Uchiha Madara {spoiler}.

Não fica claro como, exatamente, Izuna e Madara obtiveram a última evolução do doujutsu. A única pessoa que oferece alguma explicação nesse sentido é Uchiha Itachi, que explica ao irmão mais novo, Sasuke, que aqueles olhos só poderiam se alcançados se o Uchiha “matasse seu melhor amigo”. No entanto, essa justificativa não está completamente certa, já que Hatake Kakashi, que nem mesmo é membro do Clã Uchiha, despertou o Mangekyou Sharingan por conta própria. {spoiler} Uchiha Sasuke não precisou matar o melhor amigo para conseguir seu Mengenkyou Sharingan; o estopim para a evolução foi a morte de Itachi antes que Sasuke descobrisse que o irmão não era o total responsável pela destruição dos Uchiha {spoiler}

  Mangekyou (万華鏡) significa “caleidoscópio”, referente à forma que a pupila adquire nos ninjas que usam esse doujutsu. Ao contrário do Sharingan comum, que tem as mesmas habilidades e aparência em todos os seus usuários, o Mangekyou Sharingan adquire forma e habilidades exclusivas para cada indivíduo:

Mangekyou Sharingan de Uchiha Itachi

O primeiro Mengenkyou Sharingan a aparecer na série foi o de Uchiha Itachi. Seu irmão mais novo, Uchiha Sasuke, vislumbrou a forma incompleta desse Mangekyou algum tempo antes do massacre do Clã Uchiha; no dia da chacina, doujutsu apareceu em sua forma completa: as três tomoe do Sharingan de Itachi se “fundem”, formando um tipo de hélice semelhante à uma shuriken. A pupila fica completamente vermelha, ao invés de preta. Nesse estágio, Itachi é capaz de usar três técnicas extremamente poderosas:

Tsukuyomi (月読, “leitor lunar”; também é a deusa xintoísta da lua) – a primeira das três técnicas a ser mostrada é um Genjutsu muito perigoso realizado com o olho esquerdo (em clara referência ao mito de Tsukuyomi, deusa da lua). Ao entrar em contato visual com o alvo, Itachi provoca uma ilusão onde a vítima fica presa no “mundo de Tsukuyomi”. Nesse “lugar” mental, o Uchiha é capaz de manipular a passagem do tempo e torturar o adversário pelo tempo que quiser. Na realidade, o jutsu não dura mais do que alguns segundos mas, para a vítima, a tortura terá durado o tempo que Itachi tiver definido.

Hatake Kakashi e Uchiha Sasuke, depois de serem vítimas desse jutsu, ficaram inconscientes por dias até que Tsunade tratasse os dois; Itachi afirma que uma pessoa normal, sem sangue Uchiha, não conseguiria sobreviver à técnica. {spoiler} Uchiha Sasuke consegue reverter o Tsukuyomi de Itachi durante a última luta entre os dois irmãos; o rapaz também soncegue utilizar a técnica através de seu próprio Mangekyou Sharingan. {spoiler}

Amaterasu (天照, como é chamada a deusa xintoísta do sol) – a segunda das três técnicas a aparecer na série é um ninjutsu indomável: tudo que o olho direito de Itachi vê, durante a execução do jutsu, irrompe em chamas negras que não apagam até se passarem sete dias e sete noites. O fogo negro queima tudo e qualquer coisa que toca, e a única forma de detê-lo é usando algum fuuinjutsu ou simplesmente desviar das áreas atingidas. Além de ser irreversível, o fogo continua expandindo até se extinguir. {spoiler} Itachi passou essa técnica para o olho esquerdo de Uchiha Sasuke momentos antes de morrer. Sasuke posteriormente aprendeu a usar e controlar as chamas de forma absoluta {spoiler}

O fato de a técnica ser usada pelo olho direito de Itachi é uma clara referência à lenda de Amaterasu, deusa do sol, que nasceu do olho direito de Izanagi, o deus criador.

Susano’o (須佐能乎, como é chamado o deus xintoísta do oceano e das tempestades) – a última e mais poderosa das três técnicas é usada com ambos os olhos. Itachi invoca um escudo indestrutível ao seu redor, translúcido e tomando várias formas de acordo com a situação (num primeiro momento, tomou a forma de um tengu; depois mudou para uma forma humanóide mais compacta). Susano’o foi capaz e resistir ao Kirin de Uchiha Sasuke e a armadura em forma de tengu empunhava uma arma lendária: a espada de Totsuka, que não possui forma física, mas é capaz de selar tudo o que transpassa em uma ilusão eterna. {spoiler} Orochimaru foi atingido em cheio pela espada e selado dentro de uma garrafa etérea. Depois de usar essa técnica na luta contra Sasuke, Itachi perdeu completamente a visão. {spoiler}


Mangekyou Sharingan de Hatake Kakashi

O fato de Hatake Kakashi ser capaz de usar o Mangekyou Sharingan foi uma das grandes surpresas da série, especialmente depois que Itachi disse ser necessário ter sangue Uchiha para conseguir usar toda a extensão dos poderes do doujutsu. O caleidoscópio de Kakashi é uma hélice intrincada, e também parece danificar a visão do ninja a cada uso. Graças a esse olho, Kakashi é capaz de usar uma das técnicas mais poderosas da série:

Kamui (神威, “deus” ou “espírito divino” no dialeto Ainu; “majestade de deus”) – esse jutsu demora um pouco para ser preparado, e tem um tempo de reação um tanto lento, mas nada disso impede que seja extremamente perigoso. Focando o alvo com o olho implantado no lado esquerdo do rosto, Hatake Kakashi faz com que a área dentro desse campo de visão imploda, desapareça. Foi com essa técnica que Kakashi arrancou um dos braços de Deidara e, logo depois, fez com que o Jibaku Bunshin do nukenin desaparecesse antes de explodir e matar vários ninjas de Konoha.


Mangeyou Sharingan de Uchiha Madara

Os irmão Uchiha Madara e Uchiha Izuna obtiveram o Mangekyou Sharingan e se tornaram os membros mais poderosos e influentes do clã. Não se sabe que tipo de habilidades os dois conseguiram com essa evolução; a única certeza é que Madara perdeu a visão depois de usar demais seu Mangekyou.

Mangekyou Sharingan de Uchiha Sasuke

Uchiha Sasuke obteve seu Mangekyou Sharingan logo após o fim de sua luta contra seu irmão mais velho, Uchiha Itachi. O caleidoscópio de Sasuke assume uma forma bastante diferente daquela apresentada por todos os outros até agora: ao invés de ter algum tipo de hélice de três pontas, Sasuke têm uma figura semelhante a uma flor de lótus quando ativa o nível mais poderoso do doujutsu. {spoiler} Nem mesmo ele sabe ao certo que tipo de poder esse Mangengyou Sharingan tem; além de poder utilizar duas das técnicas do irmão mais velho – Tsukuyomi e Amaterasu – a única coisa diferente que Sasuke fez até agora foi manipular completamente as chamas negras do Amaterasu, podendo extingui-las quando conscientemente. {spoiler}

Mangekyou Sharingan Eterno
Obter o Mangekyou Sharingan já é um feito extremamente complicado; conseguir o Mangekyou Sharingan Eterno é ainda mais improvável. O único caso conhecido na série é o dos irmãos Uchiha Madara e Uchiha Izuna: ambos possuíam o Mangekyou Sharingan e danificavam a visão depois de usá-lo. Madara ficou cego em meio as muitas batalhas travadas pelo Clã Uchiha, e Izuna, num ato de altruísmo fraternal, ofereceu os próprios olhos para o irmão mais velho.

Dessa forma, Madara não apenas tornou a ver, como seu novo Mangekyou Sharingan não desgastava mais quando usado. A forma do Mangekyou Sharingan Eterno de Uchiha Madara parece uma fusão entre os caleidoscópios dos dois irmãos. Esse segredo foi passado sigilosamente entre as geraçőes seguintes de Uchiha, e muitos pares de irmãos almejavam o poder inesgotável alcançado por Madara.

Copy Ninja Kakashi

  Apesar do Sharingan ser um doujutsu do Clã Uchiha, o primeiro personagem da série a mostrá-lo não fazia parte do clã. Hatake Kakashi não tem sangue Uchiha, e tinha um par de olhos completamente normais até aproximadamente treze anos de idade. Nessa época, Konoha estava participando da Terceira Guerra Ninja, e Kakashi perdeu o olho esquerdo durante sua primeira missão como jounin, enquanto protegia um dos colegas de time, Uchiha Obito.

Pouco tempo depois, Obito e Kakashi foram pegos desprevenindos pelo desmoronamento da caverna onde resgataram o terceiro membro do time, a iryuunin Rin; Obito acabou sendo atingido e teve parte do corpo esmagado. Sabendo que iria morrer, pediu para que Rin extraísse seu olho esquerdo e o implantasse no lugar do olho destruído de Kakashi.

  Por não ser originalmente do Clã Uchiha, Kakashi não pode controlar a ativação do Sharingan. O olho fica permanentemente ativado, e gasta chakra sem parar enquanto estiver sendo usado. Por causa disso, Kakashi mantém a bandana sobre o lado esquerdo do rosto, e deixa o olho esquerdo fechado se estiver sem a bandana.

É interessante notar que o Sharingan de Obito tinha apenas uma tomoe quando foi passado para Kakashi. Dos treze anos de idade até o início de Naruto, Kakashi conseguiu evoluir o doujutsu para o estágio amadurecido (três tomoe), e ainda ganhou a alcunha de Copy Ninja Kakashi por copiar mais de mil jutsus usando o Sharingan.

Mais impressionante ainda é o fato do jounin ter desenvolvido o Mangekyou Sharingan no período entre Naruto e Naruto: Shippuuden, mesmo sabendo muito pouco a respeito dessa técnica e sem ter nem uma gota de sangue Uchiha nas veias.

Tomoe

Tomoe
(巴, também conhecido pela forma arcaica tomoye) é um desenho abstrato japonês semelhante a uma vírgula, ou a uma magatama (contas em forma de vírgula, associadas a deuses, religião, cerimônias fúnebres e muitas outras coisas). Em Naruto, estão presentes no Sharingan e em vários símbolos associados a Orochimaru, como o Selo Amaldiçoado do Céu (presente em Mitarashi Anko e Uchiha Sasuke), bem como desenhado no corpo das cobras gigantes invocadas durante a invasão do Chuunin Shiken.

creditos nos textos e imagens http://narutoproject.xpg.com.br

Sobre clubepegasus

hello leitores eu sou o lord sou um dos postadores amo os simpsons amo uma familia da pesada e amo american ded tbm curto ilha ra tim bum e etc '-'

Publicado em 01/07/2012, em Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: