Quadrinhos Premiados

Reproduzo abaixo matéria publicada sábado (31/03) na Folha da Região. Agradeço a Talita pelas palavras.

Araçatuba
Talita Rustichelli
talita.nayla@folhadaregiao.com.br

________________________

 
 

Quase um ano após saber a notícia de que foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio Abril de Personagens 2010, o cartunista Lucas Lima, de Araraquara que publica suas tiras diariamente neste caderno tem seu trabalho espalhado pelo Brasil todo. Já está nas bancas o segundo número da revista de história em quadrinhos “Os Alienados”, rebatizada pela Editora Abril como “UFFO Uma Família Fora de Órbita”, criada especialmente para o concurso pelo cartunista e vencedora do primeiro lugar. Sua HQ, voltada ao público infantojuvenil (de 7 a 12 anos), conta a saga de um grupo de alienígenas que vem morar na Terra para estudar o comportamento humano. Para isso, adotam a aparência humana através de um botão de transfiguração e vivem como uma família normal. As descobertas desta “família” e a adaptação aos novos costumes os colocam em situações inusitadas e engraçadas.

A número 1, “Contatos Imediatos com Vizinhos de Outro Mundo” (com a qual Lima concorreu), foi distribuída no dia 30 de dezembro. Foram 40 mil exemplares, disponibilizados para venda durante dois meses. A segunda edição, intitulada “Desmascarados!”, foi distribuída agora em março. Conforme o cartunista, a partir da segunda edição, o número de exemplares estabiliza em 30 mil e a publicação será mensal. Cada revista tem 36 páginas, quatro histórias diferentes e é vendida a R$ 1,95.

Na tarde de quinta-feira, Lima finalizava a terceira edição, que estará nas bancas em abril. Conforme afirma, os exemplares das duas primeiras edições já estão esgotados em sua cidade. Segundo o cartunista, ver, pela primeira vez, um trabalho circular pelo País por uma editora grande é a concretização de um desejo antigo. “É um sonho de infância fazer gibi. Com uns 12 anos, eu já fazia minhas revistinhas com caneta esferográfica, xerocava e vendia na escola, nos centro da cidade, tinha até assinante, anunciante”, diz.

Enredo

A troca do nome para colocar as revistas nas bancas, de acordo com Lima, foi sugestão da editora. “Eles acharam que a palavra ‘alienados’ poderia ser associada a algo pejorativo. Então foi realizada uma votação no site da Revista Recreio, e ‘UFFO’ ganhou. Gostei bastante também”, afirma. A Revista Recreio, aliás, também tem publicado tiras de Lima com os mesmos personagens desde janeiro, semanalmente. Agora, como explica o artista, as tiras nesta publicação passam a ser quinzenais.

Roteiros

De acordo com o cartunista, ele tem liberdade para criar os roteiros e escolher os temas. “Eles dão alguns toques, e pode sim acontecer de precisar de alguma adaptação, mas, até agora, foi raro”, diz.

A primeira “UFFO” tem quatro histórias, a segunda tem sete e a terceira terá seis. Ele acrescenta, ainda, que é pago por produção e o contrato com a editora não tem tempo determinado. Além disso, recebeu, como parte do prêmio, R$ 5 mil.

Criação

Com o auxílio da esposa, Lilian, o desenhista criou os personagens e quatro roteiros exclusivamente para participar do concurso. Ele conta que, quando soube da competição, pensou em enviar “Nicolau e seus Queridos Vizinhos”, personagens que desenvolve há muitos anos, inclusive publicados em tiras em jornais do País, mas chegaram à conclusão de que deveriam ser criados novos personagens.

“Trabalhamos muito, levamos quase três meses para finalizar a primeira revista. Diferente de ‘Nicolau’, em que os personagens eram criados a partir das necessidades das situações pelas quais passavam, a criação dos alienígenas da ‘UFFO’ foi feita antes. Construímos primeiro as aparências, personalidades etc, para depois criar as histórias”, destaca.

Voto

Lima concorreu com mais de 600 cartunistas e desenhistas de todo o País, dos quais quatro foram selecionados pela Editora Abril e pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão), parceira da editora no evento, e ficaram disponíveis no site da editora para voto popular. Junto com ele, foi selecionada ainda uma HQ de outro autor, chamada “Garoto Vivo”, que também está nas bancas.

Lucas é autor da tira “Queridos Vizinhos”, publicada no caderno Vida da Folha da Região de terça a sábado na página C3, e aos domingos, na C7.

http://www.lucaslima.com/

Sobre clubepegasus

hello leitores eu sou o lord sou um dos postadores amo os simpsons amo uma familia da pesada e amo american ded tbm curto ilha ra tim bum e etc '-'

Publicado em 05/04/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: